sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Debian Day 27 - Agosto





Com grande honra convido a Comunidade Debian, e o Nerdedo em geral, a desfrutar de algumas horas no próximo dia 27 de Agosto, Sábado, para a obtenção de conhecimento através de palestras, debate, lighting talks e claro, um bate-papo amistoso, na edição 2011 do Debian Day, promovido pelo Debian-RS em parceria com ASL.org, OpenCode, ESADE, TeHospedo e Tchelinux.org
Com o tradicional Welcome Coffee do Debian-RS e Sorteio de Camisetas :D
O evento será realizado na ESADE, unidade Cidade Baixa, à Rua Luis Afonso, 84, a poucos metros do Zaffari da Rua General Lima e Silva.

Grade do evento:
  • 9h - 9h 30m - Recepção e Café de Boas-Vindas
  • 9h 30m - 10h - Abertura e Sobre Debian-RS
  • 11h - 12h - Não sou programador, como posso ajudar o Projeto Debian?
  • 12h - 12h 30m - 3 Lighting Talk sobre Software Livre
  • 12h 30m - 13h 30m - Almoço (cada um por sí)
  • 13h 30m - 14h 30m - Administradores de Sistemas e suas Gambiarras
  • 14h 30m - 15h 30m - Uso de ferramentas OpenSource para Análise Forense (pós mortem)
  • 15h 30m - 16h - Coffee-break
  • 16h - 17h - Comunicação e Software Livre
  • 17h - 18h - Debate sobre Comunidades, Oportunidades, Comunicação e Software Livre
  • 18h - 18h 30m - 3 Lighting Talk sobre Software Livre
  • 18h 30m - 19h - Encerramento
Inscrições diretamente no link http://tinyurl.com/inscDD11


Resumo das Palestras:
Título: Não sou programador, como posso ajudar o Projeto Debian?

Resumo da Palestra: Essa não é uma palestra técnica, mas visa explicar como o Projeto Debian trabalha em diversas frentes, permitindo que qualquer pessoa ajude com suas aptidões e desejos de trabalho. O palestrante deve visitar os sites sugeridos na própria palestra.

Resumo do Palestrante: Luiz Guaraldo é Analista de Suporte GNU/Linux, Líder dos Grupos de Usuários Debian-RS e LTSP-BR, gaúcho por opção. Site pessoal: http://www.universolivre.net.br


Título: 3 Lighting Talk sobre Software Livre

Resumo da Palestra: Espaço aberto a presentes falarem, por 10 minutos no máximo, sobre alguma experiência pessoal ou de terceiros, um relato sobre pesquisa, algum conhecimento útil, ou outra coisa desde que tenha alguma fundamentação em Software Livre, ou sendo mais simplório, pode ser a chance de se lançar fazendo um stand-up comedy mesmo.

Título: Administradores de Sistemas e suas Gambiarrasr

Resumo da Palestra: Palestra voltado a SysAdmins com técnicas que não devem ser feitas para administração de sistemas e servidores, palestra com didática divertida e muito bom humor.

Resumo do Palestrante: João Fracassi é Técnico de Suporte N2 na empresa Kenta Informática, com experiência em SysAdmin, resolução de problemas em ambiente de sistema (software/hardware), redes. É acadêmico na área de técnologia da informação e Dell Certified System Expert Certification, Microsoft Certified Professional, Novell Certified Linux Administrator e Linux User#524982 e Daniel Lara é Administrador rede na empresa Rede Host, com experiência em administração de redes Linux. É Acadêmico na área de técnologia da informação, System Administrator, Network Administrator e Linux User #452387r

Título: Uso de ferramentas OpenSource para Análise Forense (pós mortem)

Resumo da Palestra: Como utilizar o Debian Squeezy e ferramentas OpenSource para fazer análise forense de Computadores comprometidos (pós mortem). Terá uma foco técnico, com demonstrações práticas.

Resumo do Palestrante: Leandro Godoy é Sócio Fundador e Consultor da OpenCode Consulting com anos de experiência na área de Software Livre. Entusiasta de Segurança da Informação e Gerenciamento de Projetos, possui Certificação LPI2, Novel, Mandriva, ITIL e COBIT. Nas horas vagas adora pilotar seu Nissan GT-R no Gran Turismo 5.

Título: Comunicação e Software Livre

Resumo da Palestra: Grande parte das informações absorvidas pelas sociedade se dá através da veiculação de informações em órgãos de imprensa. Para que as tecnologias de código aberto e a filosofia do software livre sejam introduzidas com maior facilidade no universo de conhecimento da sociedade de uma maneira geral, é importante que as informações sejam familiares aos profissionais de comunicação, que, em última análise, tornam-se formadores de opinião.
Dessa forma, nota-se a importância de que comunidades que fomentam o uso de software livre e empresas que atuam nesse ramo de negócios se apropriem também de conhecimentos em comunicação social. Esta palestra pretende apresentar, através de pesquisa, o entendimento de jornalistas de diversos veículos de imprensa do RS, além de cases de projetos de comunicação em software livre e dicas sobre procedimentos na área de comunicação.


Resumo do Palestrante: Rochele Prass é graduada em Letras, foi professora de Literatura e Língua Portuguesa. Atualmente, é acadêmica de Jornalismo, área em que atua desde 2004. Passou pela Agência de Notícias do curso de Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, foi âncora do programa de Rádio Reunião de Pauta da Rádio Unisinos.
Atuou na Rádio do Governo do Estado do RS, na Comunicação Social da Assembleia Legislativa do RS. Também foi repórter e produtora nas Rádios Bandeirantes AM e Band News FM de Porto Alegre e atuou na área de Assessoria de Imprensa Empresarial. Foi co-editora da Revista BrOffice.org e atuou na Assessoria de Imprensa do BrOffice.org - Projeto Brasil. Recentemente, fundou e edita o www.iniciativalivre.com.br, portal de notícias de Tecnologia da Informação.


Título: Debate sobre Comunicação e Software Livre, Comunidades, Oportunidades, Negócios em Software Livre

Resumo da Palestra: Um reunião aberta dos palestrantes anteriores, em conjunto com participantes, para debater sobre os assuntos títulos, seguindo uma continuação da palestra anterior com o acréscimo de informações e diálogo sobre, O que é a Comunidade Software Livre (que por incrivel que parece, há dúvidas), Oportunidades da área para quem está, ou não, em começo de carreira, e um pouco sobre Negócios e como se obter ter uma vida profissional trabalhando-se com Software Livre.

Resumo do Palestrante: Todos os anteriores, com o acréscimo de Luiz Henrique Rauber Rodrigues, que é Profissional Liberal na Área de TI, atualmente prestando serviço de consultoria a clientes da VSV Sistemas, já tendo atuado com serviços in company para clientes como Araujo Abreu Engenharia. Foco trabalho em Gerenciamento de Projetos, Gestão de TI, Gestão Empresarial, Melhorias de Processos, Organização de Equipes, e o que mais for constatado que aumente a produtividade empresarial. Já contribuiu palestrando/organizando eventos sobre Linux, Metodologias Ágeis (Agile), OpenOffice (BrOffice) e Negócios com Software Livre, em eventos como os da Tchelinux, Debian-RS, fisl, IIBA, PMI-RS, FLISOL, Latinoware dentro outros.
Título: 3 Lighting Talk sobre Software Livre

Resumo da Palestra: Espaço aberto a presentes falarem, por 10 minutos no máximo, sobre alguma experiência pessoal ou de terceiros, um relato sobre pesquisa, algum conhecimento útil, ou outra coisa desde que tenha alguma fundamentação em Software Livre, ou sendo mais simplório, pode ser a chance de se lançar fazendo um stand-up comedy mesmo.


Apoiadores e Patrocinadores:


OpenCode Consulting
ESADE - Laureate International Universities
TeHospedo - Hospedagem, Revenda, Cloud
ASL - Associação Software Livre.org
Tchelinux.org - Grupo de Usuários de Software Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário